No Feriado de Finados, 'zumbis' se reúnem no Centro de São Paulo

Caminhada de 'mortos-vivos' reúne adultos e crianças.
Evento, realizado também no Canadá e EUA, começou em SP em 2006.

Foto: Daigo Oliva/ G1

Jovens que participam da Zombie Walk abusam da criatividade nas fantasias


“Quem quer sangue aí?”, perguntava uma mulher enquanto segurava na mão uma embalagem cheia de sangue cenográfico em plena Praça do Patriarca, no Centro de São Paulo. No local aconteceu na tarde desta segunda-feira (2), Feriado de Finados, a concentração para a “Zombie Walk”, uma caminhada que reuniu centenas de “mortos-vivos” pelas ruas da região central.

Famoso em outros países, como Canadá e Estados Unidos, o evento acontece desde 2006 na capital paulista. Os participantes capricham nas ataduras, no sangue pelo corpo e na maquiagem para virar zumbis, vampiros e múmias. A preparação é demorada. O designer Fabionei Santo de Oliveira, de 34 anos, levou cerca de três horas para se maquiar e conseguir criar a ilusão de ter uma lata enfiada na cabeça.

“Eu achei que não ia dar tempo de chegar aqui”, afirmou ele, que há três anos participa da caminhada com o personagem Michael. “Eu gosto muito de make-up e de filmes de terror. A produção faz parte de ficar mais próximo dos filmes”, contou. Segundo ele, o objetivo da caminhada é reunir as pessoas que gostam do gênero.

Caminhada chegou em SP em 2006

Oliveira vai à caminhada todos os anos com a namorada, a estudante Marie Bastos, de 18 anos. Por causa do calor, Marie precisava retocar a todo momento a maquiagem dos braços, repletos de sangue cenográfico. “Está secando por causa do calor”, contou a jovem. Segundo ela, a mistura leva glicose líquida e anilina de diversas cores.

A produção do publicitário Bruno Luiggi Manzotti, de 23 anos, demorou cerca de uma hora e levou látex, algodão e corante com mel. Ele imitava o personagem Jason, famoso entre os apaixonados por filme de terror. “O objetivo é trazer o conceito dos filmes B e a gente se divertir”, afirmou. O filme preferido dele é “Sexta-feira 13”, claro. Manzotti conta que assistiu à produção mais de 50 vezes.

Crianças

Com apenas 2 anos, a pequena Nicole participa da caminhada de 'mortos-vivos'

Quem chamava a atenção de quem passava era a pequena Nicole, de apenas 2 anos. Ela foi ao evento com os pais, Rafael Caruso, de 21 anos, e Vanessa Moda, de 27 anos. “Ela já cresce sabendo que é uma brincadeira. O único medo dela é de barata”, contou Rafael. A mãe disse que fez uma fantasia de “alma penada” para Nicole. Segundo Vanessa, a menina é muito corajosa. “Ela dorme no escuro, não tem medo.”

Sem o menor medo dos personagens que circulavam pelo Centro de São Paulo, Débora, de 5 anos, andava pela Praça do Patriarca acompanhada da mãe. “Eu não tenho medo”, disse a menina, enquanto puxava a mãe de um lado a outro para ver as maquiagens. “Ela acha diferente”, afirmou a artesã Silania Maria Dantas, de 45 anos. As duas passavam pela região quando viram a concentração da caminhada.

O diretor de arte Fred Aguiar, de 26 anos, levou pelo quarto ano consecutivo a jiboia Lestat para a “Zombie Walk”. “Esse pessoal alternativo curte, assim como eu”, afirmou. Ele não estava maquiado, mas levava a cobra enrolada no pescoço. “Vim só com esse cachecol”, brincava. Muitas pessoas se aproximaram para ver o animal de perto.

Alguns participantes eram veteranos na caminhada. Era a primeira vez, no entanto, que a estudante Amanda Rodrigues Vieira, de 18 anos, participava do evento. “É tão legal essa coisa de zumbi, é diferente”, afirmou. Ela conta que fez o vestido preto que usava. Apesar de estar no meio de apaixonados por filme de terror, ela não é fã do gênero. “Tenho medo”, confessou. Filmes de romance são os seus preferidos.

A designer Michelle Ferrado, de 28 anos, comentou o fato de a caminhada acontecer no Dia de Finados. “É como se fosse uma brincadeira com a morte, mas com todo o respeito”, disse. Segundo ela, as pessoas não deveriam usar a data para ficar “tristes, e lamentando”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Designed by: Newwpthemes.com | Bloggerized by Dhampire