A preservação do Protocolo de Kyoto é absolutamente necessária, diz Lula

Presidente brasileiro afirmou que conferência do clima não é um jogo.
Referência a Kyoto é crítica à rascunho de acordo que ignora metas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta quinta-feira na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Ele afirmou logo no início, pouco antes das 13h (hora de Brasília) que o "controle do aquecimento global depende de um esforço coletivo". Em um claro recado aos países ricos, disse que a preservação do Protocolo de Kyoto é absolutamente necessária.

Entre as discussões em Copenhague, chegou a se cogitar em abandonar o protocolo, celebrado em 1997, que fixou uma meta média de corte de gases-estufa em 5,2% até 2012, sobre os níveis vigentes em 1990. Trinta e sete nações industrializadas aderiram, mas os EUA nunca ratificaram o compromisso vinculante.

Lula também mencionou o valor de US$ 160 bilhões para financiar o compromisso voluntário de corte de gases-estufa até 2020. O montante foi mencionado pela ministra Dilma Rousseff ontem. Cerca de dois terços do dinheiro seriam para construir usinas hidrelétricas já previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A conta é preliminar.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Designed by: Newwpthemes.com | Bloggerized by Dhampire